Hernado Urrutia foi um dos criadores participantes na exposição coletiva “Labirinto da Memória”, promovida pelo projeto DMDM (linha de ação DMDM2_As artes como lugares de memória de desastre na Madeira) no âmbito do I Colóquio Internacional “(Des)Memória de desastre”. A exposição decorreu entre os dias 18 de Outubro e 17 de Novembro de 2013, na Sala dos Arcos da reitoria da Universidade da Madeira (Rua do Castanheiro, Funchal).
.
Hernando Urrutia participou na exposição com o trabalho intitulado “DRM” (Desconstrução e Reconstrução da Memória). Consulte imagens deste projeto e a sua descrição aqui: http://www.flickr.com/photos/zyberchema/sets/72157637
HERNANDO URRUTIA, de nacionalidade portuguesa e raízes espanholas, nasceu em 1964. Vive e trabalha no Funchal (ilha da Madeira, Portugal). É licenciado em Artes Plásticas pelo Instituto Departamental de Bellas Artes de Cali (Colômbia) e em Design, pela Faculdade de Design da Universidade Pontificia Bolivariana de Medellín (Colômbia). Ao longo da sua formação artística, participou em vários work-shops, seminários e simpósios de pós-graduação nas áreas da arte conceptual, vídeo-arte, etno-arqueologia e arte, figuras conceptuais da estética pós-moderna, hermenêutica e crítica da arte, os novos conflitos inter-artísticos na globalização, cinema e vídeo, pertinência da teoria na arte, comunicação e semiótica da arte, etc.. Foi, durante vários anos, docente universitário na Colômbia e Venezuela. Tem sido formador em vários seminários e simpósios. Coordenou exposições nacionais e internacionais em Portugal e estrangeiro. Foi membro de diversos júris de concursos e prémios artísticos. Foi também fundador e colaborador em vários projectos culturais. Enquanto investigador, interessou-se pelo estudo da imagem e em especial pelos signos e símbolos em várias etnias da zona da Amazónia.
Sobre Hernando Urrutia ver:
Breve-Resenha-Bibliográfica-HERNANDO-URRUTIA
http://hernando-urrutia.webnode.pt/#!
In conjunction with the I International Conference “(Dis)Memory of disaster” (University of Madeira, October 18-19, 2013), the line DMDM2_The arts as places of memory of disaster in Madeira (Project “(Dis)Memory of Disaster? Culture and natural hazards, catastrophe and resilience. Madeira island, a case study” – CECC-UCP/CIERL-UMa) invited several artists to collaborate on a collective exhibition, entitled “Labyrinth of Memory“, on view 18th Oct.- 17th Nov., 2013.
Place of exhibition: Sala dos Arcos, University of Madeira, Rectory building, Funchal
.
Hernado Urrutia is one of the artists who will participate in the exhibition “Labyrinth of Memory”.
For more information about Hernando Urrutia’s visual work, go to: http://hernando-urrutia.webnode.pt/#!