Sobre

“When  thinking about memory, we must start with forgetting [...] in order to remember some   things, other things must be forgoten” (Aleida Assmann, 2010:97)

“A disaster is not a physical happening [...], it is a social occasion” (Enrico Quarantelli, 2005: 343)

Projeto “(Des)Memória de desastre? Cultura e perigos naturais, catástrofe e resiliência. Madeira, um caso de estudo”

Projeto colectivo, multi e transdisciplinar, “(Des)Memória de desastre? Cultura e perigos naturais, catástrofe e resiliência. Madeira, um caso de estudo” (DMDM) toma como objecto de trabalho reflexivo a (re)construção da memória cultural madeirense e o modo como, no presente e no passado, o tecer dessas múltiplas memórias foi representando, recriando ou denegando a experiência de desastres naturais verificados na ilha.

Integrado na linha de investigação “Cultura & Conflito” do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Universidade Católica Portuguesa e encontrando-se igualmente associado ao Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira, o DMDM apresenta-se como um projecto que procura articular investigação científicacriação/divulgação artística e intervenção cívica. Desdobra-se, por isso, em três linhas de acção complementares:

  • DMDM1_ Investigação científica: linha de acção coordenada por Ana Salgueiro, reúne um conjunto de investigadores de diversas áreas (Antropologia, Arqueologia, Ciências Biológicas e da Saúde, Estudos de Cultura, Estudos de Desastres, Estudos Literários e Artísticos, Estudos de Turismo, Geografia, História, Psicologia), associados a várias instituições académicas nacionais (Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, Universidade de Lisboa, Universidade Aberta, Universidade Nova de Lisboa) e internacionais (Universidade de Delaware; Universidade de Pádua). O trabalho de revisitação, reconstrução e estudo da (des)memória de desastres naturais na Madeira encontra-se já em curso e toma por objectos de estudo corpora tão diversos como: documentação oficial/institucional, relatos e crónicas antigos, publicações periódicas, textos literários, diversos tipos de discurso criativo e artístico, relatos orais, entre outros.
  • DMDM2_ As artes como lugares de memória de desastre na Madeira: co-coordenada por José Maria Montero e Ana Salgueiro, esta linha de acção assume quatro objectivos fundamentais: (1) promover junto de artistas (locais, nacionais ou estrangeiros) o desenvolvimento de projectos criativos (literários, performativos e/ou visuais), onde se verifique um exercício de reflexão/problematização artística sobre a (des)memória de desastres naturais na Madeira; (2) constituir um arquivo artístico da memória de desastre naturais ocorridos no arquipélago, que possa vir a ser estudado por parte de investigadores do DMDM1 ou outros; (3) intervir na sociedade insular, fomentando uma cultura de desastre e uma eventual maior resiliência, por via da divulgação e estudo de fenómenos criativos e artísticos que conduzam a uma reflexão crítica sobre a memória cultural madeirense, sobre a relação da sua comunidade com o meio natural e sobre a perceção dos riscos a que os insulares, consciente ou inconscientemente, estão sujeitos; e (4) contribuir para a dinamização do sistema cultural e artístico do arquipélago, assim como para a sua divulgação e valorização.
  • DMDM3_ Intervir na escola e formar cidadania: linha de acção co-coordenada por Maria João Beja e Ana Salgueiro e que desafia escolas e outras instituições com trabalho educativo na Madeira (prioritariamente escolas situadas em zonas da ilha com um histórico de desastres naturais conhecido) para, junto das suas comunidades educativas, promover um trabalho de reflexão sobre a memória de desastres naturais verificados nessas áreas. Prevê a realização de acções de formação subordinadas ao tema do DMDM, mas orientar-se-à, sobretudo, para o desenvolvimento de projectos de investigação-acção nas escolas e/ou instituições educativas, co-coordenados por docentes da RAM e investigadores da linha DMDM1. Qualquer artista colaborador no DMDM2 poderá, se assim o entender, associar-se também à linha DMDM3.                                                                           
     LogoCCAH_UMa CIERL logo_catolica logo_cecc

                                                                                             


          “When  thinking about memory, we must start with forgetting [...] in order to remember some things, other things must be forgoten”(Aleida Assmann, 2010:97)

“A disaster is not a physical happening [...], it is a social occasion”    (Enrico Quarantelli, 2005:343)

Project: “(Dis)Memory of Disaster? Culture and natural hazards, catastrophe and resilience. Madeira island, a case study”

The collective, multi and trans-disciplinary research project, “(Dis)Memory of Disaster? Culture and natural hazards, catastrophe and resilience. Madeira island, a case study” (DMDM), aims at exploring the (re)construction of Madeira’s cultural memory and how that memory has been represented in the past and the present, either by recreating or rejecting the existence of natural hazards in the island. 

DMDM is being carried out within the scope of the line of investigation “Culture & Conflict” of the Research Center for Communication and Culture (CECC) of the Catholic University of Portugal. In Madeira, DMDM has also the institutional support of the Reseach Center for Local and Regional Studies (CIERL) of the University of Madeira. 

DMDM sets out to articulate scientific investigation, artistic creation/dissemination and civic engagement. The project will be developed along three complementary lines:

  • DMDM1_ scientific investigation: coordinated by Ana Salgueiro, this line is constituted by a group of researchers from many different areas (Anthropology, Archaeology, Health and Biological Sciences, Cultural Studies, Disaster Studies, Arts and Literary Studies, Tourism Studies, Geography, History, Psychology), and associated to several national and international academic institutions. Investigation is grounded on a diverse array of material: official/institutional documents, old reports and chronicles, periodicals, literary texts, various forms of artistic discourse, oral narratives, etc.
  • DMDM2_ The arts as place of memory of disaster in Madeira: coordinated by José Maria Montero and Ana Salgueiro, this line aims at: (1) encouraging the development of creative projects (literary, performative and/or visual) by artists (local, national or foreign) so as to artistically reflect on/conceptualize the (dis)memory of natural disasters in Madeira; (2) creating an artistic archive of the memory of natural disasters in Madeira, which may eventually be studied by DMDM1 researchers and others; (3) promoting social intervention and fostering the development of a culture of disaster and resilience so as to critically reflect on Madeira’s cultural memory, the relationship between community and natural environment, and risk assessment; and (4) dynamizing Madeira’s cultural and artistic systems.
  • DMDM3_ School Intervention and Citizenship Building: this line, coordinated by Maria João Beja and Ana Salgueiro, will challenge all schools in Madeira (especially those located in disaster-prone areas) to reflect on the memory of local natural disasters. Above all, it will focus on developing action research projects, coordinated both by teachers and researchers/artists.

+ info: https://www.facebook.com/dmdm.madeira?ref=tn_tnmn

October, 2013

LogoCCAH_UMa CIERL logo_catolica logo_cecc