José Zyberchema – Exposição colectiva “Labirinto da Memória”, UMa – 18 Out.2013/17 Nov.2013José Zyberchema – Collective exhibition – “Labyrinth of Memory”, UMa – Oct. 18th, 2013/Nov. 17th, 2013

zy

“zy” _ José Zyberchema

.

.

.

José Zyberchema foi um dos criadores participantes na exposição colectiva “Labirinto da Memória”, promovida pelo projecto DMDM (linha de acção DMDM2_As artes como lugares de memória de desastre na Madeira), no âmbito do I Colóquio Internacional “(Des)Memória de desastre”. A exposição decorreu entre os dias 18 de Outubro e 17 de Novembro de 2013, na Sala dos Arcos da reitoria da Universidade da Madeira (Rua do Castanheiro, Funchal).

.

.

José Zyberchema  (José Maria Montero):  nascido em Madrid, em 1958…. Apresenta-se como um “Ciudadano del Mundo que actualmente reside en la Isla de Madeira.”

Fez estudos em Biologia… e quanto a profissão actual, acrescenta que “no sabria decir…..”, dado ser  “fotografo, realizador audiovisual, hortelano….. Paseante de estos Mundos”.

 Assume-se como alguém particularmente atento e preocupado com questões culturais e com problemas ambientais.

 Em 2010, na sequência das inundações trágicas de 20 de Fevereiro na Madeira, realizou uma serie de fotografias para um projecto de criação visual intitulado “Andar a pé em direcção ao futuro”. Trata-se de um conjunto de imagens colhidas na praia de calhau de Câmara de Lobos… sapatos, sapatilhas… centenas, talvez milhares… que ali se encontravam (http://www.flickr.com/photos/zyberchema/sets/72157623403073183/show/)

Com um desses trabalhos fotográficos participou, nesse mesmo ano, na exposição colectiva “Magia, Encanto e Sedução”.

É um dos principais dinamizadores do projecto de arte pública intitulado “artE de pOrtas abErtas”, desenvolvido na Zona Velha do Funchal e, recentemente, a ser implementado em outros espaços urbanos da ilha (http://www.arteportasabertas.com/).

É um dos coordenadores da Linha DMDM2_As artes como lugares de memória de desastre na Madeira, no projecto colectivo e interdisciplinar DMDM. E neste âmbito, é o curador da exposição colectiva “Labirinto da Memória”.

O projecto individual com que colaborou nesta exposição intitula-se “aZul”, apresentando-se como uma reflexão sobre os incêndios ocorridos na Madeira, no Verão de 2012, na zona de Santa Cruz.. Tratou-se de uma intervenção nas ruas do Funchal, mas que teve o seu “ponto final” na sala da exposição colectiva.

aZul

José Zyberchema_”aZul”

Contacto:zyberchema@gmail.com

In conjunction with the I International Conference “(Dis)Memory of disaster” (University of Madeira, October 18-19, 2013), the line  DMDM2_The arts as places of memory of disaster in Madeira (Project “(Dis)Memory of Disaster? Culture and natural hazards, catastrophe and resilience. Madeira island, a case study” – CECC-UCP/CIERL-UMa) invited several artists to collaborate on a collective exhibition, entitled “Labyrinth of Memory“, on view 18th Oct.- 17th Nov., 2013.

Place of exhibitionSala dos Arcos, University of Madeira, Rectory building, Funchal.

zy

“zy” _ José Zyberchema

José Zyberchema (José Maria Montero) is one of the artists who will participate in the exhibition  “Labyrinth of Memory”.

For more information about José Zyberchema’s visual work, go to:

http://www.flickr.com/photos/zyberchema/sets/72157623403073183/show/

and http://www.arteportasabertas.com/

aZul

“aZul” _ José Zyberchema