Ciclo de cinema: “a iminência do DESASTRE”

CartazCicloCinema_desastres

a iminência do DESASTRE

Com o título “a iminência do DESASTRE”, decorre, durante a última semana de Outubro e o mês de Novembro, um ciclo de cinema subordinado ao tema para que remete o título.

Trata-se de uma actividade promovida pelo CLUBE UNIVERSITÁRIO DE CINEMA da Universidade da Madeira, em parceria com o projecto DMDM, ainda no âmbito das actividades paralelas ao I Colóquio Internacional “(Des)Memória de desastre”.

Nos dias de exibição fílmica, a exposição “Labirinto da Memória” estará aberta a visitas, em horário nocturno!

Ficamos a aguardar por todos!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

CICLO DE CINEMA   a iminência do DESASTRE

Local: Auditório, edifício da Reitoria da UMa

Organização: Clube Universitário de Cinema da UMa e projecto DMDM (CECC-UCP, CIERL-UMa)

Dia 20 de Novembro de 2013

Lektionen in Finsternis

Ficha Técnica

Título original: Lektionen in Finsternis

Ano: 1992

Realização:  Werner Herzog

Género: Documentário

Duração: 50 minutos

Sinopse

This film shows the disaster of the Kuwaitian oil fields in flames. In contrast to the common documentary film there are no comments and few interviews. What must have been the hell itself is presented to the viewer in such beautiful sights and beautiful music that one has to be fascinated by it. The German title translates ‘lessons in darkness’.

Dia 13 de Novembro de 2013

Os pássaros, Alfred Hitchcock (1963)

Ficha Técnica

Título original: The Birds

Ano: 1963

Realização: Alfred Hitchcock

Elenco: Tippi Hedren, Jessica Tandy, Rod Taylor, Suzanne Pleshette

Género: Suspense

Duração: 119 minutos

Sinopse

Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começam, de repente, a acontecer factos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dia 06 de Novembro de 2013

O Anjo Exterminador

Ficha Técnica

Título original: El Ángel Exterminador

Ano: 1962

Realização: Luis Buñuel

Elenco: Silvia Pinal, Enrique Rambal, Claudio Brook, José Baviera, Augusto Benedico, Antonio Bravo, Jacqueline Andere, César del Campo, Rosa Elena Durgel, Lucy Gallardo, Enrique García Álvarez, Ofelia Guilmáin, Nadia Haro Oliva, Tito Junco, Xavier Loya

Género: Drama

Duração: 90 minutos

Sinopse

Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.

A crítica à Igreja, como sempre em Buñuel, está presente em diversos momentos, como com os cordeiros que passeiam pela mansão e são devorados pelas pessoas presas.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dia 30 de Outubro de 2013

 O Sacrifício de Andrei Tarkovsky (1986, 144 min.)

Ficha Técnica

Título original: Offret

Ano: 1986

Realização: Andrei Tarkovski

Elenco: Erland JosephsonAllan EdwallSusan FleetwoodValérie MairesseSven WollterGuðrún Gísladóttir

Género: Terror, Drama

Duração: 144 minutos

Música: Watazumi DosoJohann Sebastian Bach

Sinopse

O filme O Sacrifício  (Offret, Suécia, 1986) foi a última realização que o cineasta russo Andrei Arsensevich Tarkovski (1932-1986) ofereceu ao público antes de falecer, aos 54 anos de idade, em dezembro de 1986.

O filme conta a história de um encontro em família para comemorar o aniversário de Alexander (Erland Josephson), professor universitário, crítico de arte e ex-actor de teatro que vive sob a angústia que o afastou dos palcos. No encontro, todos são surpreendidos pelo anúncio na televisão acerca do lançamento de um míssil nuclear e a instrução de que todos se mantenham em suas casas até uma possível segunda ordem. A angústia de Alexander, que reúne filho, filha, esposa e amigos em sua casa, oprime-o a ponto de dispor-se a um sacrifício a fim de salvar a sua família e os seus amigos.

CartazCicloCinema_desastres