O “acidente” e o desenho da cidade. O caso da Freguesia de São Pedro no Funchal
Exposição individual de Paulo Freitas
Sala dos Arcos, Reitoria da Universidade da Madeira, Funchal
A partir de dia 3 de outubro de 2014
“As ruínas, com o acúmulo do tempo de abandono, deixam de ser recuperáveis e passam a ser “não-lugares sem memórias”. Para muitos, tais não-lugares passam a não ter sentido e a ser desnecessários, o que legitima o acto destruidor como condenação inevitável [...]. Tornaram-se massa disforme, obsoleta, inóspita, por vezes até agressiva da paisagem envolvente.”
Vítor Serrão (2014), ” Portugal em ruínas. Uma história cripto-artísticado património construído”, Gastão de Brito Silva, Portugal em ruínas.
Em [On accident], a proposta apresentada pretende dar a conhecer uma parte do processo de investigação efetuado no biénio 2013/14 no contexto do Mestrado em Arte e Design no Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Os trabalhos apresentados atuam como antecâmara para a tese, sustentada, do “acidente” e do acaso enquanto modelador do espaço público na cidade.
O tema (do “acidente”), gerador de realidades paralelas à existência do espaço desenhado, é o mote para o projeto. Pretende-se nesta mostra, enunciar o trabalho de recolha fotográfica, plástico na sua essência e que recria uma realidade observada, num processo de desconstrução/reconstrução da identidade e dos contextos.
O estudo encontra-se centrado na cidade do Funchal, que, como outras, resulta hoje de um conjunto de tensões, de uma soma de espaços individualizados, que colocam problemas e contextos incertos à urbe, diferentes dos do passado. As relações entre os lugares, fruto das vivências, articulavam-se tradicionalmente, criando um sistema de conexões mais coerente.
Mesmo sendo parte da sua realidade ontológica, a fragmentação e o desaparecimento de parcelas do “território” na cidade são acentuados por realidades que criam “acidentes”. Esta noção de acidente, mote para o estudo e para um olhar sobre a urbe, cimenta-se num conceito clássico, enquanto conjunto da diferença e da identidade, realidades indivisíveis. Identidade é aqui um efeito da diferença. O acidente é essência de um património descontínuo, o resultado da acumulação do tempo, da memória e qual palimpsesto, de camadas da cidade, fruto das diversas tensões, uma parte da sua identidade.
O trabalho consiste numa pesquisa exploratória e especulativa, um ensaio visual sobre o território na perspetiva do acidente. Enquanto dimensão do desenho, desde o pequeno acaso até ao conjunto “monumental” do choque, pretende-se organizar um conjunto de “lugares fragmento” onde se identifica e classifica o acidente. Uma “cartografia” do espaço público e das suas variações, centrado no núcleo histórico da referida freguesia, enquanto lugar particular de ensaio, pretende convocar a sua discussão.
O formato do postal é adotado no projeto como elemento sede da pesquisa e de exploração eminentemente plástica. Enquanto modelo “normalizado” de souvenir, culturalmente aceite e transversal na sua essência, na forma de memento (do latim, imperativo de meminisse, «lembrar-se» – lembra-te!), surge simultaneamente como memória do lugar, construtor de uma realidade ficcionada e re(a)presentada. É, por isso também, um dos suportes comunicacionais principais do projeto expositivo, pela exploração desse formato em diálogo com o espaço.
Paulo Freitas* | 2014
NOTA: Actualização de informações respeitantes à exposição em https://www.facebook.com/events/377192849095195/378370615644085/?notif_t=plan_mall_activity
*Nota curricular de Paulo Freitas: Nasceu no Funchal em 1978, é licenciado em Arquitetura do Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 2002. Estagiou e colaborou no atelier Marco Sousa Santos Design. É pós graduado em Arte e Design no Espaço Público pela Universidade da Madeira, mestrando em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Integra a equipa de investigadores do CIERL-UMa (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira), onde é co-autor e investigador-colaborador no projecto HumanCultTransform_ Climate Change, Human Development & Cultural Citizenship Transformation . Vive no Funchal, é professor de Artes Visuais e Designer em regime de freelance.
Email : pauloadriano@netmadeira.com
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Sinopse da dissertação de mestrado:
O “acidente” e o desenho da cidade. O caso da freguesia de São Pedro, no concelho do Funchal
Orientador: Professor Doutor Joaquim Moreno (Universidade do Porto)
Co-orientador: Arqt. Paulo David
Estudo centrado na cidade do Funchal, que, como outras, resulta hoje de um conjunto de tensões, de uma soma de espaços individualizados, o que coloca problemas e contextos incertos à urbe, diferentes do passado. As relações entre os lugares, fruto das vivências, articulavam-se tradicionalmente, criando um sistema de conexões mais coerente. Mesmo sendo parte da sua realidade ontológica, a fragmentação e o desaparecimento de parcelas do “território” na cidade é hoje acentuada por realidades que criam “acidentes”. Esta noção de acidente, mote para o estudo e para um olhar sobre a urbe, cimenta-se num conceito clássico, enquanto conjunto da diferença e da identidade, realidades indivisíveis. Identidade é aqui um efeito da diferença. O acidente é essência de um património descontínuo, mas parte da sua identidade é o resultado da acumulação do tempo, da memória, qual palimpsesto de camadas da cidade e fruto das diversas tensões.
Em termos absolutos o estudo intenta ser sobretudo uma pesquisa exploratória, onde se pretende fazer o ensaio de uma matriz de análise e diagnóstico, mapeando o território na perspetiva do acidente. Enquanto dimensão do desenho, desde o pequeno acaso até ao conjunto “monumental” do choque, pretende-se organizar um mapa de “lugares fragmento”, onde se identifica e classifica o acidente. Constituir uma cartografia do espaço público e das suas variações, centrado no núcleo histórico da freguesia de São Pedro (Funchal), enquanto lugar particular de ensaio e provocar a sua discussão, pela convocação e em mediação com os concidadãos.
O enunciado pretende atuar sobre três eixos de acção:
1. Uma reflexão teórica em torno do conceito de “acidente”, a sua relação com a cidade, com o espaço público e com o desenho, na sua dimensão projetual.
2. A exploração plástica em torno deste objeto, na perspetiva do “choque”, servir-se-á sobretudo da fotografia, enquanto registo, e deverá possuir tanto de “denúncia”, quanto de discurso crítico (político/ “artístico”/ expressivo), sobre a apropriação e desenho da cidade.
3. Instigação da discussão pública sobre o discurso produzido e sobre o espaço público na cidade do Funchal.
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Ma. Dissertation synopsis
The ” accident ” and the design of the city .The case of the parish of St. Peter, in the city of Funchal, Madeira Island
Advisor: Professor Joaquim Moreno (University of Oporto)
Co-supervisor: Arqt. Paulo David
A study based on the city of Funchal , which, like other, results from a wide range of tensions, and from a sum of individual spaces, laying different from the past problems and uncertain contexts of the metropolis. Traditionally, relationships between spaces were articulated as the result of experiences, creating a net of consistent connexions. Still as a part of its ontological reality, fragmentation and disappearance of segments on the “territory” in the city, nowadays is marked by realities that generate “accidents”. This conception of accident, motto for the study and for a look at the conurbation, cements on classic concept, as a set of difference and identity, an indivisible reality. Identity, at this juncture, is an outcome of the difference. The accident is the essence of a discontinuous heritage, part of its identity, the result of the accumulation of time, memory, and the palimpsest like layers of the city, are the result of the several strains. In absolute terms the study intends to be an exploratory one, which aims to test an array of analysis and diagnosis, mapping the territory from the perspective of the “accident”.
The ambition is to organize a map of “fragment places” where it identifies and classifies the “accident”, providing a plan on public space around the historic core of the village in its variations, and then discuss it, intending to summon and patch up with fellow citizens. The hypothesis aims to act on three axis of activity:
1. An academic investigation on the concept of the “accident”, his relationship with the city, with public space and design, in its planning dimension.
2. A creative exploration around this thought, from the perspective of the “shock” and mostly via photographic registrations, both “protest” as critical discourse (political / “artistic” / expressive) on the appropriation of public space and city design.
3. Provocative triggering of the public discussion on the produced “speech” and about public spaces in the city of Funchal.